EQ2
Assuntos Regulatórios
O que são os assuntos regulatórios?
Primeiramente vamos entender melhor o que são os assuntos regulatórios. Para que um fabricante, importador ou comerciante possa vender os seus produtos no Brasil ele precisa ter a sua empresa registrada, assim como seus produtos.
As empresas estrangeiras só podem atuar no Brasil comercializando seu produto, se tiver algum vínculo no país.
Como é o processo de regulação?
É entendido que toda empresa que tem interesse em fabricar, importar ou comercializar produtos no Brasil precisa primeiramente ser legalizada.
Após a regularização da empresa, é preciso realizar o registro, cadastro ou notificação que varia de acordo com cada produto e órgão responsável. Somente após publicado o deferimento do processo de registro/cadastro no Diário Oficial da União é que a empresa detentora dele estará autorizada a fabricar, importar ou comercializar o produto de interesse.
O processo pode ser muito simples e seguro quando o interessado procura uma assessoria que poderá auxiliá-lo e realizar todo o processo junto ao órgão responsável.
Os órgãos responsáveis pela certificação ou registro são:
MAPA: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
O MAPA é o órgão responsável pelas atividades que envolvem bens e serviços agrícolas, sendo obrigatório o registro de acordo com as normas e exigências do próprio órgão.
INMETRO: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
O INMETRO é um instituto federal atua na qualidade industrial visando a qualidade e segurança dos produtos e serviços.
Anvisa: Agência Nacional de Vigilância Sanitária
A ANVISA tem como objetivo fiscalizar e promover a proteção em relação à saúde, controle sanitário e o consumo de produtos e serviços.
Processos regulatórios com resultados garantidos
Processos regulatórios exigem muito tempo, trabalho e investimento, mas são indispensáveis para qualquer negócio. Investir nisso vai além de abrir uma empresa. É agir dentro das normas ao mesmo tempo em que os primeiros passos são tomados para crescer de forma regularizada.
Esse é um processo complicado, detalhado e burocrático que demanda altos investimentos financeiros, por isso, é tão importante escolher uma empresa que tenha experiência, confiabilidade e garanta seus resultados de forma clara e objetiva. E para simplificar e agilizar o processo, EQ2 entrega resultados com zero burocracia. Esse método foi criado para que a empresa não sofra com parte burocrática, despesas financeiras, além de entender e receber avaliação em todas as etapas da regularização. Entre em contato e fale com uma de nossas especialistas.