Se sua empresa fabrica produtos alimentícios, farmacêuticos e correlatos, será necessário estar devidamente registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Anvisa é um órgão ligado ao Ministério da Saúde, responsável pelo registro de alimentos, cosméticos, itens de higiene pessoal, perfumes, medicamentos, saneantes domissanitários e produtos para a saúde, incluindo correlatos, como bisturi, implantes dentários, equipamentos médicos, entre outros.

É importante salientar que para que um produto seja registrado na Anvisa, ele precisa atender a todos os critérios estabelecidos em lei. Além disso, para iniciar o processo de Regulação e Registro de Produtos Anvisa, é necessário ter a Licença de Funcionamento da Vigilância Sanitária Local e Autorização de Funcionamento Empresa (AFE).

Durante o processo de concessão de registro é necessária a submissão de um dossiê técnico que contenha todos os dados do produto e pré-requisitos estabelecidos de acordo com a categoria do produto e código de assunto que será peticionado. Para conferir o checklist, basta buscar por cada área de produto no site da ANVISA.

A Anvisa divide os produtos em classes de risco que vão de I a IV. Produtos de classe I normalmente não precisam de registro. A avaliação da necessidade de registro depende das especificações técnicas e características do produto.

Além do registro há procedimentos de notificação, cadastro e isenção de registro. Dependendo da resolução específica da categoria de produto e do levantamento das suas características individuais, são aplicáveis algumas ou todas essas opções.

Caso seu produto seja passível de registro, sua comercialização só é permitida a partir de peticionamento eletrônico com aprovação prévia pelo órgão regulador.

Os prazos para análise da concessão de registro são definidos de acordo com resoluções específicas de cada categoria de produto, além da fila de espera existente na Anvisa. A comprovação do registro é feita por meio de uma publicação no Diário Oficial da União. Após essa publicação, o produto poderá ser comercializado em todo o território nacional.

Outro ponto importante é que o número do registro deve estar na rotulagem do produto.

Produtos de interesse à saúde que não atendam aos critérios estabelecidos pela Anvisa são considerados produtos irregulares e passíveis de autuações de acordo com a Lei nº 6.437/1977.

Conte com a EQ2 para assuntos regulatórios

Assuntos regulatórios podem ser complexos para quem não possui conhecimento e experiência na área. Poder contar com especialistas é sempre positivo, para garantir que tudo estará adequado conforme a lei, evitando problemas futuros e multas.

A EQ2 cuida de todo o processo de regularização de produtos na Anvisa, além de prestar o serviço de assessoria e consultoria para obtenção de licença e autorização, facilitando os processos regulatórios da sua empresa e produtos junto ao órgão.

É de responsabilidade da EQ2 estar apta para fazer todos os serviços referentes a regularização, agindo com transparência para que o cliente tenha consciência de todo o processo.

Acesse nosso site e entenda como podemos te ajudar. Siga nosso Instagram e acompanhe outros conteúdos como este.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você