O mercado de cosméticos é um dos que mais crescem atualmente. A atenção à aparência e ao bem-estar aumenta a cada ano e, ao mesmo passo, a cada dia surgem novos produtos. E se você está aqui porque tem interesse em ter uma empresa de cosméticos ou para saber como esse mercado funciona, este texto é para você!
Esse é um mercado muito promissor, capaz de trazer grandes retornos financeiros. E engana-se quem pensa que somente o público feminino está interessado. Cada vez mais os homens se mostram preocupados com sua aparência e buscam lojas de cosméticos e procedimentos estéticos.
Além disso, uma empresa de cosméticos pode ter inúmeros profissionais de beleza como clientes, como cabeleireiros, esteticistas, manicures, entre outros.
Mas o que é preciso para ter uma empresa de cosméticos? É sobre isso que você vai ler neste artigo!
Por onde começar para ter uma empresa de cosméticos?
O primeiro passo para ter uma empresa de cosméticos é definir quais tipos de cosméticos você irá comercializar: serão produtos para o cabelo? Para a pele? Voltados para o público feminino ou masculino? Ou será tudo isso e mais um pouco?
Depois, é preciso fazer uma pesquisa de mercado para entender o perfil do cliente e como funciona o mercado no qual você deseja atuar.
Para ter uma fábrica de cosméticos, você precisará de um local apropriado para a realização dos processos de produção. Com cerca de 150 m² já é possível abrir uma mini fábrica para “dar o start” no seu negócio.
Para fazer e vender cosméticos, é preciso contar com um responsável técnico da área de química, farmácia e afins. Por isso, anote na sua lista a necessidade de um (ou mais) profissionais qualificados para a função.
Documentação
Para ter uma empresa de cosméticos, é preciso ficar atento a algumas questões legais, como os documentos previstos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a legislação de cosméticos:
- Alvará Sanitário: é o documento que permite o funcionamento do estabelecimento, atestando que ele atende às normas de saúde pública e sanitária impostas pelo município. Ele é obtido a partir de uma vistoria pela autoridade municipal ou estadual.
- Certificado de AFE: o Certificado de Autorização de Funcionamento é um documento emitido pela Anvisa que comprova que a empresa está autorizada a exercer suas atividades.
- Regularização de cosméticos: realizar e desenvolver o controle de qualidade dos cosméticos também é um ponto fundamental. Esse controle é feito a partir de ações para verificar, assegurar e monitorar a qualidade durante as etapas de fabricação. Ele é dividido em duas categorias: controle de matéria prima no início e final da fabricação, que costuma ser realizado em laboratórios; e controle do processo de produção, para identificar como é realizado, os materiais, o número do lote e a data de fabricação, o equipamento e a quantidade final do produto. Esse documento deve conter diversas informações, como prazo de validade, fórmula do produto, condições e precauções no armazenamento ou aplicação, etc.
Outra questão que deve ser considerada é a produção sustentável. Grande parte dos consumidores de cosméticos levam em consideração as questões ambientais na hora de consumir produtos, e contar com selos que comprovem que sua fabricação é amiga do meio ambiente também é importante para o sucesso do seu negócio.
Esse é apenas um resumo sobre o que é preciso para ter uma empresa de cosméticos, já que a documentação envolve uma série de variáveis e boas práticas conforme a legislação. Respeitar todas as leis e fazer tudo da forma correta é essencial para evitar dores de cabeça maiores no futuro.
Para identificar as melhores opções para o seu negócio e garantir que todas as questões burocráticas estarão em dia, é recomendado contratar uma empresa especialista.
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